Renove a cozinha com adesivos de azulejos

Aposte nos adesivos de azulejos e transforme a cozinha. O resultado é surpreendente.

A cozinha não precisa ser um lugar monótono, nem é preciso gastar muito dinheiro – e ter a casa virada do avesso por algumas semanas – para renová-la. Com os adesivos de azulejos, é possível transformar as paredes em poucos minutos. Basta ter um pouco de coordenação e, claro, tomar cuidado para não exagerar.

Em qualquer festa íntima, a cozinha acaba se tornando um ambiente social, em que parentes e amigos se reúnem para conversar e petiscar. Este é um dos motivos para torná-la mais colorida e aconchegante. Além disto, as renovações na decoração sempre quebram a monotonia, melhoram o astral e podem inclusive dar um “up” nas receitas culinárias do dia a dia.

Com os adesivos de azulejos, pode-se renovar a cozinha rapidamente e esta é a opção ideal para quem mora de aluguel: ninguém vai investir em uma quebradeira geral, com muitos gastos e perda de tempo, sob o risco de ter o imóvel pedido pelo proprietário em poucos meses ou de um aumento que não caiba no orçamento. Além disto, muitos locadores impedem as reformas pelos locatários.

Solução barata e criativa

Os adesivos de azulejos são relativamente baratos: 20 itens podem ser adquiridos a partir de R$ 120,00 em lojas de material de construção, mas existe uma opção ainda mais econômica: é possível criar uma estampa exclusiva no computador (encontre clip-arts na internet – faça uma pesquisa no Google com a palavra “pattern” – e altere-os de acordo com seu gosto pessoal) e faça a impressão em qualquer gráfica.

Um metro quadrado (a medida correta é 1,05 metros quadrados, em que cabem 49 quadradinhos) pode sair por apenas R$ 60,00 e, em empresas de plotagem, existe a opção de fazer os adesivos vazados. Qualquer gráfica de esquina faz este serviço, inclusive refilando os itens: você volta para casa com os adesivos prontos para serem colados, com um corte profissional. Peça a impressão em adesivo vinil colorido, que vem com uma camada protetora, o que permite a limpeza sem danificar a decoração do azulejo.

É preciso, claro, medir dimensões do azulejo; em geral, o padrão é 15 cm x 15 cm ou 20 cm x 20 cm. O Adobe Photoshop é o software ideal para configurar as imagens escolhidas e reduzi-las ou ampliá-las (apenas se forem vetorizadas), mas é um programa caro (a menos que você queira se arriscar comprando um “pirata” de um camelô). Para esta tarefa, é possível baixar gratuitamente o Paint.net, um software semelhante ao Paint residente do Windows, mas com mais recursos gráficos.

Aplicando os adesivos

Em primeiro lugar, é preciso limpar os azulejos com álcool ou um produto multiuso que retire a gordura. Isto vale também para banheiros, já que a gordura corporal expelida durante os banhos fica impregnada nas paredes. Sem esta providência, a aderência dos adesivos ficará comprometida. Deixe as paredes secarem por pelo menos duas horas antes de começar a transformação.

Uma solução de água e detergente (seis gotas do material de limpeza para cada litro d’água), borrifada na parede e na área de cola do adesivo garante maior aderência. Procure não aquecer o ambiente nas 12 horas seguintes, para não prejudicar o acabamento. Gordura e vapor d’água comprometem a fixação.

Não é preciso usar espátulas para colar os adesivos, porque a área de tratamento é muito pequena, mas uma espátula de silicone pode ser útil para evitar bolhas. É possível que seja necessário refilar alguns azulejos, de dimensões pouco menores do que o padrão, mas isto é fácil: basta usar um estilete (bem afiado) e uma régua (de metal, de preferência). Retire o excesso no rejunte entre os azulejos.

A decoração

Isto fica “ao gosto do freguês”. As opções são muitas: aplicar os adesivos em todos os azulejos, em apenas uma parede, ou em azulejos intercalados. Nas estampas muito coloridas, o ideal é fazer o padrão xadrez, deixando algumas áreas nuas, para não conferir um visual confuso à cozinha.

Os ladrilhos hidráulicos dão um ar retro, os azulejos portugueses, com muito azul, conferem um visual clássico e confortante. Pesquise estampas geométricas e os motivos patchwork – uma colcha de retalhos na parede. A criatividade é o limite.

Leave a Comment